sexta-feira, 4 de março de 2011

O Caminho de Deus para a Santidade - Horatius Bonar

O caminho da paz e o caminho da santidade encontram-se lado a lado, ou melhor, eles são um só. O que concede um, imparte o outro; e aquele que toma um, toma o outro também. O Espírito de paz é o Espírito de santidade. O Deus de paz é o Deus de santidade.

Se a qualquer momento estes caminhos parecerem andar separadamente, deve haver algo errado - errado no ensino que os faz parecer separar-se, ou errado no estado do homem em cuja vida eles assim fizeram. Eles iniciam juntos, ou pelo menos quase juntos que nenhum olho, salvo o divino, pode fazer uma diferença. Todavia, propriamente falando, a paz vem antes da santidade, e é sua mãe. Isto é o que os teólogos chamam de "prioridade na natureza, embora não no tempo", que quer dizer substancialmente isto: que a diferença no começo delas [da paz e da santidade] é tão pequena que quase não se pode ser percebido apropriadamente por nós; todavia isto não faz delas menos distintas e reais.

As duas não são independentes. Elas estão em comunhão, vital comunhão, cada uma sendo a companheiro da outra. A comunhão não é de mera coincidência, como no caso de estranhos que por acaso seguem o mesmo caminho, nem de indicação arbitrária, como no caso de duas estradas paralelas, mas de mútua ajuda e simpatia - como a comunhão da cabeça e do coração, ou de dois membros de um corpo, a paz sendo indispensável à produção ou causação da santidade, e a santidade indispensável à manutenção e aprofundamento da paz.

Aquele que afirma que tem paz, embora vivendo no pecado, é "um mentiroso, e a verdade não está nele". Aquele que pensa que tem santidade, embora não tenha paz, deve questionar se ele entende corretamente o que a Bíblia quer dizer tanto por um como pelo outro; porque, como a essência da santidade é o estado correto da alma diante de Deus, não parece ser possível que um homem possa ser santo enquanto não houver uma consciente reconciliação entre Deus e ele. Uma santidade espúria deverá ser fundamentada em uma paz espúria, ou sobre paz alguma; mas a verdadeira santidade inicia de uma paz verdadeira e autêntica.

HORATIUS BONAR
KELSO. Julho de 1864
* Prefácio do livro O Caminho de Deus para Santidade, de Horatius Bonar.
Extraído de Monergismo

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