terça-feira, 8 de março de 2011

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher - Gênesis 2.18


"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora {que esteja} como diante dele." (Versão Almeida Revista e Corrigida)

O momento em que Deus diz essas palavras é um momento onde Adão tinha a companhia de todos os animais e todas as árvores do Paraíso, mas ainda assim estava só. Alguém disse que "solidão é estar no meio de milhares e se sentir só". Adão passou por um momento onde não tinha um semelhante para compartilhar suas alegrias, suas euforias, seus sentimentos. Daí Deus, de modo maravilhoso, cria a sua companheira. 

A mulher, Eva, é a adjutora ou ajudadora de Adão. Graças a Deus por ter deixado para as nossas vidas ajudadoras! A minha Bíblia tem um comentário interessante: "Sem companhia feminina e sem parceria (...), o homem não pode viver plenamente sua condição de ser humano". Veja que a vida de um homem, sinceramente, só é completa se houver uma mulher ao nosso lado. Sinceramente, não sei o que seria de mim hoje se não fosse minha ajudadora de 4 anos e 5 meses (hoje faz 5 meses!), a Priscila. Não consigo ver minha vida sem ela. Ela realmente me abençoa e tenho certeza que foi Deus que a colocou em meus caminhos. Eu não merecia tanto... Por falar nisso, como não lembrar daquela que esteve comigo por toda a minha vida, a minha mãe, a Suely! Ela que me suportou durante 19 anos, e ainda me suporta, me amando de uma maneira sábia, me criando apesar de todas as dificuldades que tivemos! Louvo a Deus por essas duas principais mulheres que tanto me ajudaram!

Sabe, o texto nessa versão diz algo ainda mais interessante: essa ajudadora está como diante dele, mesmo não estando, num sentido geral. O homem foi criado para ser cabeça do lar, da família, mas Deus perpetua um equilíbrio, onde no lar os dois são vitais e caminham lado a lado. No lar os dois tem funções diferentes, não superiores. Na família, os dois tem direitos iguais e deveres aos membros dela. Como casal, os dois tem uma "dívida" com o outro, dívida essa extremamente prazerosa: "E serão ambos uma carne" (Gn 2.24). 

Num comentário bíblico do Antigo Testamento, encontrei a seguinte frase em referência ao contexto de Gênesis 2.18-25: "Deus, como Pai dela, trouxe a mulher ao homem, como seu segundo ser e como sua ajuda idônea". Não quero me estender em elogios ou adjetivos, mas quero afirmar que, sem as mulheres, nada (ou quase nada) seriam os homens. Não fosse a graça de Deus, estaríamos nós, homens, sós. Obrigado, Deus, por criar esse gênero que nos ajuda tanto e que é tão injustiçado, que ama tanto mas nem sempre é amado, que cuida tanto mas nem sempre é valorizado... Obrigado, Senhor, pelas mulheres...

"Toda mulher deve ser amada
No dia-a-dia conquistada
No ser mãe endeusada
Na cama desejada
Na boca beijada
Na alegria multiplicada
No lar compartilhada
No seu dia festejada
Na tristeza consolada
Na queda levantada
Na luta encorajada
No trabalho motivada
No aniversário presenteada
Na alma massageada
Na beleza admirada
Na dificuldade ajudada
No cangote bem cheirada
Na vida abençoada
No mundo inteiro respeitada
E sempre que possível… abraçada!"
Madre Teresa de Calcutá

Nenhum comentário:

Postar um comentário