sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Senhor, para onde vou?

Não sou muito de chorar; são poucos os momentos que me arrancam lágrimas, ainda que elas sejam poucas… Mas preciso dizer que chorei ao ouvir com atenção a canção que compõe o vídeo abaixo. O nome da música é “Senhor, para onde vou?”, do grupo Logos (pra me fazer chorar, só podia ser do Logos!!!), e é uma oração profunda, baseada na declaração de Pedro, em João 6.68. Veja o vídeo: 


Eu imagino o momento, o contexto de João 6: aquela multidão, interessada apenas em ser alimentada fisicamente por Jesus, querendo apenas o básico para satisfazer o seu ego e as suas necessidades, buscando a Cristo não como Salvador e Senhor, mas apenas como um suporte para sobreviver às adversidades da vida. Vejo uma multidão privilegiada em ter o Pão da Vida bem perto, mas que não deseja ter a vida saciada, apenas quer que a fome passe. Vejo essa realidade muito próxima de nós, ao imaginar que existem pessoas dentro da igreja que buscam em Deus a solução para os problemas terrenos. Não se preocupam com o seu problema com Deus, o pecado, a distãncia qie não levará a outro lugar, senão ao inferno. Eu vejo nessa cena pessoas enganadas por outras, que, ao falar de Cristo, diziam: “Lá vai ali o homem que resolve qualquer problema. Vão até Ele, e Ele resolverá! Se você tem fome, Ele dá comida; se você tem sede, Ele arranja água; se você está doente, Ele cura você…”. e assim iam atrás de Cristo, seguindo em direção daquele que parecia ser o Papai Noel da época – e que ainda é tratado assim por muitos de nossa geração…

Aquele povo não queria nenhum compromisso com Deus, mas queria que Deus se comprometesse com eles a ponto de fazer o que eles queriam. Até que Cristo começa a pregar. Fala exatamente isto, que o que aqueles homens estavam procurando não era tão importante quanto eles terem Cristo como alimento para suas almas. Que eles deveriam crer e viver em busca do alimento espiritual, que seria suficiente para as almas aflitas e sem Deus. E acham duro aquele discurso. O texto diz que “muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele” (João 6.66). E Jesus olha para os discípulos, os mais próximos, os doze, e pergunta: “Quereis vós também retirar-vos?” (João 6.67). Os doze hesitam, pensam, calados, sem ter o que dizer, talvez até querendo ir embora, vendo que era difícil continuar… Pensam talvez em desistir, mas não tem coragem de sequer abrir a boca. Vejo discípulos pensantes, duvidosos, temerosos, lembrando da grandeza de Deus, e da incapacidade deles mesmos. Até que Pedro, o que sempre fala antes dos outros, até de modo proativo, fala.

Pedro, aquele que, logo no começo do ministério, pediu para que Jesus se afastasse Dele: “Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador” (Lucas 5.8). Quantas vezes EU já pedi a Deus para que Ele se afastasse de MIM! Quantas vezes eu falei:
“Não consigo entender o que Tu vês em mim
Oh Senhor eu não sou o que devia ser…”
(Um Milagre, Senhor – Prisma Brasil)
Quantas vezes eu já quis desistir, devido aos meus muitos pecados?! Pedro tomou a liberdade de responder, não só pelos doze, mas por mim e por todos os cristãos desamparados, tristes, cansados e desiludidos pela falta de alegria e certeza de salvação: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” (João 6.68).

Senhor, não importa o quão baixo eu fui: eu me arrependo. Vou a Ti, porque só Tu tens a solução dos meus problemas da alma. Tu és a fonte da salvação! Tu és o motivo da verdadeira alegria! Tu és aquele a quem devo buscar mais, clamar mais, confiar mais, crer mais, amar mais, conhecer mais…

Senhor, para onde vou? Só Tu tens as palavras da vida… Os dias são maus, as provas, duras demais; quase não posso resistir... O inimigo é forte, pode muito, mas eu quero saber pra onde vou se tu tens as palavras da vida? Um mundo que nada pode oferecer, que nada pode dar, mas pode crer, e eu estou aqui, Senhor, em hino chego a suplicar: usa-me, pois também quero ajudar... Quero amigos, a ti, trazer, se posso útil ser… Guarda-me contigo, não me deixes tropeçar, e manda-me pra onde quiseres… E manda-me pra onde quiseres…
Onde quer que for irei… Irei...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

As sombras de Cristo

Há uma tendência no meio cristão que deve ser extremamente combatida. Temos que usar de todos os meios possíveis para que não caiamos nesse erro, e não permitir que outros acabem por errar dessa maneira. A tendência a qual cito é a de colocar os homens de Deus no lugar errado da situação, e deixarmos Cristo em segundo plano.
Conversando com uma amiga, tive a ideia de escrever sobre isso, pois faço parte de uma igreja com traços pentecostais, e estes são os que mais erram nesse sentido - isso pode ser verificado e comprovado ao prestar atenção nas letras das músicas, nos conselhos dados, nos temas das pregações, congressos e encontros, entre outras fontes. Observa-se que, se você está com medo, deve encará-lo como PEDRO fez, ao andar sobre as águas, mas nem se cita o nome de Cristo, que o chama e o encoraja a entrar nas águas turbulentas. Da mesma maneira, se você quer ser abençoado, deve ser como DANIEL, que não se contaminou com as coisas da Babilônia, mas foi fiel e triunfou. Ainda mais: se você quer ter mais fé, leia Hebreus 11 e faça como aquelas pessoas da galeria dos heróis da fé, como ABEL, ENOQUE, RAABE, ABRAÃO, e outros tantos, mas ninguém fala sobre o que os discípulos, ao verem a necessidade que tinham, falaram: "acrescenta-nos a fé" (Lucas 17.5). Vejam que esses homens de Deus são pessoas que devemos ter como exemplo de vida, de fé e de prática, mas eles não são nada comparados a CRISTO! Você quer um exemplo de amor? Não há amor maior que o de Cristo! "Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós..." (João 15.9) Você quer encontrar doçura e bondade na Palavra de Deus? Quem há de melhor, ou de mais doce, senão Cristo?! O salmista declara: "Oh! quão grande é a tua bondade..." (Salmo 31.19). Quer exemplos de perfeição, de perseverança, de fidelidade, de paz, de presença do Espírito? Quem melhor poderá preencher esses requisitos, ou esse itens, do que Cristo? CRISTO, CRISTO, CRISTO! Vocês entendem? Cristo é o centro! Cristo é tudo! Como diz João, "todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez" (João 1:3)! Jesus Cristo é tudo! Os outros são importantes, mas são apenas sombras do próprio Cristo. Paulo, escrevendo aos Colossenses, afirma que os rituais e as práticas dos judeus, relatadas no Antigo Testamento, são "sombras das coisas futuras", mas o que vale não é a sombra, mas sim o corpo, e "o corpo é de Cristo" (Colossenses 2.17). Da mesma maneira, todos esses personagens não são nada mais, nada menos, que sombras daquele que era, que é, e que para sempre há de ser, JESUS CRISTO!

"A Ele, pois, a glória, para sempre. Amém!" (Romanos 11.36)

Solus Christus!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Por que as músicas de qualidade, em sua maioria, são as mais antigas?

Essa dúvida que nos assalta parece ter várias respostas, mas vou tentar ser o mais genérico e objetivo possíveis. Por que será que, se quisermos encontrar músicas com letras verdadeiramente bíblicas e que contém mensagens que realmente falem aos nossos corações, "como se Deus [por elas] rogasse" (2 Coríntios 5.20), temos que apelar para as músicas antigas? Por que as canções não são mais como antigamente?
1º) Por causa da liberalidade dada a todo mundo, de escrever alguma coisa que será aceita ou suportada por todos: se as pessoas escrevem e cantam o que querem, e todos aceitam (ou a grande maioria) de bom grado, a tendência é que isso se prolifere. Já vi casos de pessoas cantando verdadeiras heresias, e as pessoas darem "aleluias" e "glórias", alimentando assim o ego e a certeza de que esses cantores estão cantando as "verdades" bíblicas.
2º) Porque estão cantando para os homens, e não para Deus:  no momento que eu deixo de glorificar a Deus com a letra da minha música, o meu louvor não subirá, e portanto, será para os homens, quem estiver escutando. Além disso, a grande parte das músicas atuais tem como centro o homem: "EU posso", "EU te amo", "EU te quero", "EU declaro", "EU possuo", "quero o que é MEU", ".ME abençoe", "ME dê vitória", "VOCÊ não pode desistir", entre muitas outras manifestações do egocentrismo (o ego como centro) e do antropocentrismo (o homem como centro). Será que Deus não deve ser o centro de nossas vidas, de nossas almas, de nossas igrejas e de nossas canções? E Ele tem sido?
3°) Porque as músicas de antigamente falavam das coisas mais importantes: o que tem sido mais importante para você? Ser abençoado por Deus, ou servir ao Deus das bênçãos? Amar a Deus sobre todas as coisas ou amar algumas coisas de Deus? As músicas de hoje retratam a perda da prioridade das coisas de Deus. Doutrinas e ensinamentos como salvação, o evangelismo, o amor de Deus, não são mais cantados ou produzidos em nossos dias. Ou melhor, a Bíblia não está sendo mais a fonte dos compositores. É mais algo a ver com o sentimento, com as emoções. Isso é uma vergonha para a nossa geração! Nossos compositores estão distanciando seus talentos da Palavra de Deus! Não estão tendo prazer na Palavra! O salmista diz: "Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação" (Salmo 119.54). Não seria a Bíblia aquilo que deveria nos dar maior prazer? O puritano Thomas Watson disse, sobre a Bíblia: 
“Que grande misericórdia de Deus, pois não somente nos dá a conhecer sua vontade, mas a deu por escrito”.
Eu poderia citar muitos outros motivos e causas aparentes desse nosso problema, mas prefiro ficar por aqui. Espero que nos envergonhemos de cantar músicas egoístas. Espero que abandonemos a prática de dar crédito a músicas que nada tem de bíblicas, mas são apenas poesias cantadas que alimentam o nosso ego, e nos levam a um comodismo tal que faz com que vivamos a vida cristã baseada em músicas. Espero que o meu leitor não esteja chegando a tal ponto...
Para a glória de Deus,
Douglas.

Recomendado: Palavrantiga

Bem, pessoal, quero apresentar aos que não conhecem, a banda Palavrantiga, que já possui dois CD’s e inúmeros vídeos no Youtube. Aqui, postarei um vídeo onde o vocalista do grupo, Marcos Almeida, canta a música “Vem me socorrer”, que para mim é a mais bonita de todas as músicas da banda, e uma das minhas preferidas dentre as músicas atuais cristãs. Bom, curtam o som! Abaixo do vídeo, segue a letra… Não deixem de procurar outras canções desse grupo!
Não tenho um tom.
Não tenho palavras.
Não tenho um acorde que me socorra agora.
Tudo foi embora.
Só tenho você.

Havia o silêncio que mostrou os meus vícios.
Me agarro contigo. Vem, me socorra agora.
Tudo foi embora.
Só tenho você, Amor.Agora.

Essa não é mais uma canção de amor.
Não, não, não.

Eu canto pra Ti.
Já sei onde estou.
Olhando pra mim posso saber que nada sou.
Eu grito pra Ti. Oh Deus, vem me socorrer.
Olhando pra mim posso saber que nada posso fazer.

Extraído de: http://www.vagalume.com.br/palavrantiga/vem-me-socorrer.html#ixzz1BSN7Q5h8

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Paul Washer – Adoração Cristã

Olá, pessoal! Passei um tempo meio que de férias, sem escrever nada. Mas agora estamos de volta, e com todo o gás para que sejamos abençoados pelos textos e vídeos compartilhados.
Nesta primeira postagem de 2011, quero compartilhar um vídeo muito edificante, que fala sobre adoração. É um tema bastante extenso, mas o vídeo do Paul Washer trata de um modo geral, dos aspectos principais da adoração, e dos problemas que são tão comuns nas igrejas e relação a ela. Um blog que recomendo é o Louvor e Adoração, blog do meu irmão em Cristo Josias Silva, e que eu também escrevo.
Enfim, vamos ao vídeo, e não se preocupem se vocês se chocarem com alguma coisa. Isso é comum a todos os que ouvem as exposições de Paul Washer!!!