sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ação social espiritual… Nossa obrigação!

Estava viajando, em pé, no ônibus lotado (que viagem!!!), um dia desses, quando estive pensando comigo sobre a minha situação espiritual. Conheço pessoas abençoadas, mas em certo sentido, desleixadas em relação ao próximo, pois pode-se notar com a convivência, a falta de amor e cuidado prático com as ovelhas de Cristo. Sabe, é difícil você querer ajudar os próximos, quando você precisa de ajuda… Falo isso porque eu tenho passado por uma certa “fome” espiritual, devido a minha disposição em ajudar os outros, ensinando, corrigindo, aconselhando, orientando, consolando, confortando, mas não encontro muitas pessoas que façam o mesmo (sem egoísmo, viu?) por mim. Isso me leva a uma condição espiritual desconfortável, pois preciso me virar como posso para não morrer de fome…
Talvez você não esteja entendendo o que eu quero dizer, ou talvez até tenha entendido, mas não concorde com o que eu estou dizendo, devido o fato de que você argumentará que a Bíblia é suficiente, que o Pastor é cristo, que ele alimentará e outras coisas que fará você pensar que está certo. Mas, ouça-me por um momento, e tire suas conclusões:

1) o fator idade – Paulo diz a Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4.12). Para quem não sabe, eu tenho apenas 19 anos. Já pensou quanta coisa um jovem dessa idade tem na cabeça: planos para estudo, trabalho, casamento, família, lazer… E se for um cristão,deverá atentar para a certeza da salvação, para a vida com Deus, a vigilância, a busca por santidade (nessa idade, é um grande desafio), o cuidado com as ofertas e manjares do mundo, o testemunho, a sabedoria nas decisões a serem tomadas… E se for um cristão atuante na igreja, sendo líder ou ajudante de um grupo, terá o cuidado com seus liderados, a preocupação com o estado espiritual deles, o cuidado em levar a Palavra de Deus a eles, o exemplo como cristão e cabeça, a busca por conhecimento bíblico, o amor e dedicação ao ministério… Você entende quanta coisa pode fazer com que um jovem que quer dar o seu melhor não aos homens, mas a Deus, desanime ou fique meio que depressivo, cabisbaixo, triste, amargurado, sofrido, simplesmente por não encontrar alguém que possa apascentá-lo? Eu não falo na questão da fé em Deus, mas da ordem de Cristo: “Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13.34); ou então atente para as palavras que o Espírito nos trouxe através de Paulo: “Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” (I Tessalonicenses 5.11). Se formos ver referências textuais bíblicas sobre isso, passaremos um bom tempo meditando nelas, mas o que parece ser muito, Cristo resume em uma Palavra: amor.

2) o fator tempo – Para um jovem que precisa fazer isso tudo descrito acima, o tempo é uma ferramenta que geralmente ele não dispõe. É certo que “há tempo para tudo” (Eclesiastes 3.1), e a idade da juventude é a que se tem maior disposição, porém um tempo mais reduzido, pois é nessa idade que serão definidas a linhas para o futuro. Mas se todos dispusessem o maior tempo possível, ainda que pouco, para realizar e cumprir as ordens de Cristo, seria perfeitamente possível um crescimento espiritual individual e coletivo. Estamos usando o tempo que temos para ajudar nossos irmãos que precisam de ajuda?

3) o fator “achismo” – esse parece ser um grande problema, pois esse fator baseia-se em suposições, em “chutes” ou simplesmente na observação e conclusão sem certeza. Parece que o pensamento é de que aqueles que trabalham mais ou que mostram estar mais ligados com Cristo são os que precisam de menos ajuda e de mais trabalho para fazer na igreja e na obra de Cristo. Esse pensamento leva muitos ao cansaço espiritual, físico, mental, e consequentemente ao desânimo ou depressão espiritual. Mas é justamente o contrário: quando se tem uma condição espiritual, vamos dizer assim, melhor, os problemas e dilemas são geralmente maiores, as crises espirituais são mais profundas, as bases e a casa espiritual é mais agredida por tempestades, ventos e chuvas, e o abismo parece ser mais fundo, parecendo até que não há fim. Você não sabe o quanto eu preciso dos meus irmãos em Cristo, inclusive você, pois você não conhece o meu interior e não sabe dos meus temores e dúvidas cruéis que me assaltam e me tiram a paz… É por isso que estas pessoas precisam de suporte, principalmente no que diz respeito à obra de Deus. Há um tempo, um irmão em Cristo saiu da igreja por trabalhar com missões e não aguentar ver a igreja sentada, sem dar esse suporte. No momento, eu não entendi, e até por um tempo me comportei como a maioria, não concordando e até criticando a atitude daquele irmão. Hoje, me arrependo de não ter feito mais pelo meu irmão, e sinto na pele o que é isso.

Infelizmente, a realidade é que membros das igrejas, sentadinhos no banco ou atuando como líderes levantados por Deus, passam por essa situação de fome espiritual. A grande questão, no entanto, é saber onde estão aquelas ovelhas de Cristo que devem, por ordem do seu Pastor, ajudar outras ovelhas feridas, machucadas, delicadas e necessitadas a encontrarem alimento no grande pasto que Jesus nos deu… Vamos, irmãos, a começar por mim, a praticar ação social para as almas dos necessitados! Vamos deixar de lado a religiosidade e o agradar aos outros, para agradar a Cristo, apascentando as ovelhas Dele! Vamos nos preocupar com as almas que estão perecendo debaixo do nosso nariz, por não termos a coragem de olhar para elas, e só para o nosso bem-estar! Vamos, enfim, deixar de lado os outros dons espirituais, ou melhor, utilizá-los, mas não antes de obtermos e tomarmos posse do dom maior, o amor! Escrevo isso como um desabafo, pois necessito de cada um que lê este texto, e dos que não estão lendo, para crescer em Cristo.
“Como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10.14)
Sem mais,
Douglas.

4 comentários:

  1. precisamos de pais espirituais. veja no reformando-se

    ResponderExcluir
  2. JUDAS
    24- Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória
    25-Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém

    ResponderExcluir
  3. Douglas louvo a Deus pela sua vida, seu blog está bem recheado de conteúdos interessantes além de atual é baseado pela Palavra de Deus!
    que só Ela nos dar a verdadeira direção.
    continue assim se aprofundando ainda mais nos conhecimentos das Santas Escrituras, pois como ela mesma diz...
    *Bem aventurado o varão que tem prazer na Lei do Senhor e Nela medita de dia e de noite...
    * salmos 01 v.3
    Deus te abençoi mais e mais!

    ResponderExcluir
  4. Paz, Rejane! Como você e Eduardo estão?
    Primeiramente agradeço a Deus pela sua vida, e peço perdão por muitas vezes pecar contra você ao não apascentá-la... A vida e a Palavra me ensinaram como nossos irmãos são importantes para nós. Você e Eduardo foram e são bênçãos na minha vida, e agradeço por tudo o que vocês fizeram por mim.
    Agradeço também pela visita ao blog! Aliás, seus blogs também são muito bons. Divulgarei com prazer e se precisar de qualquer ajuda, podem contar comigo se eu puder ajudar...
    Enfim, que Deus abençoe você e Eduardo, e vou vê-los o mais rápido que puder, ok?
    Graça e paz!
    Abraços!

    ResponderExcluir