sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Feliz… Páscoa!

O título desta postagem é meio que inconveniente, pois não é época de Páscoa, aliás, ninguém que está lendo este texto pensou em Páscoa nos últimos dias (pra não falar meses! rsrs). Mas, como o próprio título está dizendo, uma feliz Páscoa pra você!!!!
Não está entendendo, não é? Pois vou explicar… Leia o texto bíblico abaixo:
“O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.” (I Coríntios 5.6-8, NVI).
Nesse texto, Paulo compara a vida cristã com a comemoração da Páscoa judaica, onde durante a semana de festas, só podiam comer pães asmos, ou seja, pães sem fermento. Em Êxodo 12.15, podemos ver a ordem expressa para o povo: “Durante sete dias comam pão sem fermento. No primeiro dia tirem de casa o fermento, porque quem comer qualquer coisa fermentada, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel”. Então Paulo, analogicamente, assemelha o pecado com o fermento, e nos traz algumas aplicações sobre o tema:

a) Assim como o fermento leveda a massa, o pecado em nossas vidas contamina nosso espírito: “Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?”. Quando se faz um bolo, ou um pão, não se precisa de muito fermento (eu não sou cozinheiro e não sei cozinhar, ok?), pois um pouco é suficiente para levedar, ou seja, para fermentar e “pegar” em toda massa. Nesse mesmo raciocínio, o pecado é semelhante. Visto que o pecado é comparado com o fermento, um pouco de pecado em nossas vidas “pegará” na nossa alma, agarrando com todas as forças e contaminando, nos trazendo consequências negativas, como distância de Deus, falta de paz, de certeza de salvação, medo e insegurança, probabilidade de pecar mais (já que um abismo leva a outro – Salmo 42.7)…

b) Precisamos nos livrar do pecado: “Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são.”. É dever nosso a busca pela santidade do corpo, da mente e da alma. Como precisamos aplicar isso em nossas vidas! Somos muitas vezes tão negligentes que deixamos o fermento pegar em nós e assim somos levedados pelo pecado, nos tornando infelizes em nossa caminhada. Não espere que Deus o purifique, e que você não precisa fazer nada para ser santificado. Esse pensamento é errado. Temos que lutar contra a nossa carne, contra o eu, contra o mundo, contra Satanás,  e é por isso que Cristo veio ao mundo, “para desfazer as obras do diabo” (I João 3.8).

c) Nossa Páscoa é eterna! Todo dia!: “Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa…” A morte de Cristo vale e valerá por toda a nossa vida. A Páscoa simboliza passagem (do hebraico ‘pessach’), e traz a ideia de mudança de situação. Antes, éramos escravos do pecado, mortos em nossos delitos e pecados (ver Efésios 2.1-5), mas ele nos salvou por sua graça infinita, que não pode ser compreendida, mas que deve ser crida por nós e aceita sem discussões… Por isso, podemos festejar diariamente a nossa pessach, da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, da condenação do inferno para a salvação de Cristo! Aleluia!

d) Só podemos festejar plenamente quando nãos somos “pães fermentados” e sim “pães asmos”: “…não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.”. Graças à morte de Cristo, podemos experimentar a alegria da salvação, a paz e o conforto, a segurança e o alívio que só Cristo oferece. Quanto maior a busca pelo conhecimento de Cristo e pela santidade, maior será minha alegria e mais evidentes estarão os motivos para festejar. Precisamos ser “pães” sinceros e verdadeiros, ou seja, agindo com Cristo e com o próximo com lealdade, amor, sinceridade, verdade, compreensão, para que aqueles que nos vejam se “alimentem” de nós, mas na verdade, estarão se alimentando de Cristo em nós.

Então, o que me resta dizer? FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!

Buscando conhecer mais e me deleitar mais em Cristo, para festejar mais e melhor,
Douglas.

Um comentário:

  1. Moody disse: a bíblia o afastará do pecado, o pecado o afastará da bíblia.O apóstolo Paulo disse que precisamos morrer a cada dia. Jesus disse estou convosco todos os dias. soli deo gloria

    ResponderExcluir