segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jesus: meu perfeito, presente e "doce amigo"!

"Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor", já disse o Espírito Santo através de Paulo em Romanos 7.25. 

Estive pensando há alguns dias sobre as amizades. Posso afirmar com certeza que, de um modo geral, o ser humano tem menos amigos do que ele acha que tem. E uma grande ferramenta atual e contemporãnea contribui para que isso aconteça: as redes sociais.

Orkut, Msn Messenger, Twitter, Facebook, essas são as redes mais conhecidas. Se você, por exemplo, assistiu ao filme "A Rede Social", que trata da história do jovem mais rico do mundo, Mark Zuckerberg*, que inventou o Facebook (eu não tenho nenhuma conta lá, mas é um ótimo filme), você deve ter percebido que a função maior da sua criação é de compartilhar a vida de alguém para outras pessoas, mostrando seu perfil e sua situação presente para todos aqueles que alguém queira mostrar. Em outras palavras, as redes sociais servem para acelerar a circulação de informações sobre alguém para os seus "amigos".

Com o desenvolvimento da internet, hoje todos somos fornecedores de informação. Ao observarmos a origem da internet, vemos que do fim da década de 80 até a década de 90 a internet era usada para fins basicamente comerciais, onde as grandes empresas iniciavam métodos de compra pela net, os jornais e revistas publicavam notícias, e assim só as grandes organizações usavam efetivamente a internet na época (conhecida como época da Web 1.0). Mas, ao entrar nos anos 2000, no século 21, o conceito muda. Ao invés de haver uma pessoa ou um grupo que divulga informações para a grande maioria, todos tem poder de informar pela internet, trazendo o conceito de troca de informações (conhecida como época da web 2.0). Assim, o ambiente virtual se tornou mais dinâmico, muito mais do que os primórdios da web.

Mas isso me preocupa grandemente. Não sou nenhum tolo para dizer que a evolução da internet contribui positivamente para as nossas vidas. Eu, por exemplo, uso muito para minhas pesquisas e leituras. Meus professores da faculdade mandam diversos materiais e avisos através de e-mails. A internet facilita nossa vida, quando a usamos moderadamente e corretamente. Mas pra falar a verdade, acho que muitas pessoas da geração atual não conseguiriam viver da mesma maneira se a internet deixasse de existir, e sabe por quê? Porque, ao meu ver, nossa geração está "saindo" do ambiente físico para se dedicar ao ambiente virtual. Qual a primeira coisa que você pensa ao chegar em casa, depois da escola, do almoço, do jantar, de acordar, antes de dormir, à noite ou até de madrugada? Acho que a resposta dessa pergunta, para muitos, deve ser: "olhar meu Orkut", "ver quem está online no Msn", "'twittar'", "ver minha caixa de entrada, meu e-mail", e por aí vai. 

Quero ser ainda mais específico: o que mais me preocupa em relação á internet, e principalmente nas redes sociais, é que muitos tem se iludido ao achar que tem muitos amigos só porque a pessoa tem mais de 100 contatos adicionados. Pergunta: quantos amigos que você tem adicionados ao seu orkut, Msn, Facebook ou Twitter (que moram na cidade e/ou bairro que você mora) você vê e/ou conversa - como amigo - durante a semana? Possível resposta: se você tem 200 amigos adicionados ao Orkut, por exemplo, acho que chega a uns 30 ou 40. Será que seus reais amigos estão adicionados na sua conta? Ou será que as pessoas que você tem adicionadas, na verdade, incomodam mais do que são amigas? "Fulano está online. Vou sair...". "Vou ficar invísivel, pra ninguém falar comigo...". Eu já tive problemas por causa de redes sociais, e hoje, eu só tenho e-mails e blogs. Por necessidade, talvez futuramente eu possa ter alguma dessas contas, mas por enquanto, prefiro ter o que julgo necessário.

Não sei se vocês estão pensando o que eu estou pensando, mas estamos perdendo um pouco - ou muito, dependendo do caso - do valor e da importância da amizade. Veja o que diz a Bíblia, em Provérbios 17.17:  
 "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." 
Quem é o amigo?

1) é aquele que amo em todo o tempo = veja aqui: "em todo o tempo ama o amigo". É uma ordem, um conselho do sábio rei. O rei sabe que temos diferenças que muitas vezes nos impedem de viver em comunhão. O rei sabe que não costumamos amar as pessoas em todo o tempo. Mas o rei também sabe que precisamos uns dos outros, e por isso, ele aconselha: "em todo o tempo ama o amigo". É mais fácil amar o amigo do que o inimigo. Como disse o Senhor Jesus,  
"e se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam" (Lucas 6.32). 
Os pecadores, os ímpios, os cristãos, todos esses são amados daqueles que amam, ou seja são amigos dos seus amigos. Há um propósito em amar nossos amigos "em todo tempo".

2) é aquele que é como um irmão para mim = Olhe o texto: "nasce o irmão". Um amigo que me ama porque eu o amo, é uma bênção para mim, pois ele agirá comigo como um irmão. Os cristãos devem ser irmãos dos outros. Como diz a canção,  
"a mesma casa tem portas abertas, pessoas certas, amigos e irmãos...". (Grupo Logos - Portas Abertas)
Aqui, há uma certa redundância, pois todo irmão deve ser um amigo, e todo amigo deve agir como irmão. Mas a ideia é de que um amigo servirá como um irmão, e vice-versa. mas ainda há um ponto a perceber sobre quem é o nosso amigo.

3) é aquele que está presente na hora da angústia = mais uma vez, observe: "e para a hora da angústia nasce o irmão". Quantas pessoas dentro das nossas igrejas - e fora também - estão abandonadas, solitárias, passando por angústias terríveis e precisando de amigos-irmãos... Temos sido amigos das pessoas, ou estamos querendo amigos para nós mesmos, para satisfazer nosso ego? A ordem do texto é clara: em primeiro lugar, você deve amar seu amigo, para que quando você precise ele esteja à disposição para ajudar. "Para a hora da angústia" quer dizer "quando você precisar". Ele não estará com você apenas quando estiver tudo bem. A maioria das pessoas que você tem no seu orkut, Msn ou qualquer outra coisa só estão com você quando está tudo bem, quando você está online. Mas, e quando você está offline? Ou melhor, e quando sua vida está offline? Quem tem ido socorrer vocês? Quem tem ajudado vocês? Quem tem aconselhado vocês? Lembrem-se: "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."
Assim, para não ser injusto com ninguém, quero citar o nome de um amigo que eu tenho. Sei que ele é meu amigo, pois ele me chama de amigo. Sei que ele me ama, pois ele diz que me ama. Sei que é verdade, pois ele nunca mentiu. Sei que ele está comigo, pois na hora da angústia, ele me socorre. Quando eu "não tenho um tom, não tenho palavras, não tenho um acorde que me socorra", eu o chamo, e ele de alguma forma ele vem. Esse amigo é Jesus Cristo! Termino o texto como comecei: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor".

Doce amigo - João Alexandre

Como posso esquecer esse amor
Ninguem mais poderia me amar assim
Como posso negar esse alguem
Que a si mesmo negou e se deu por mim

Jesus Cristo meu amigo
Quero seguir ao teu lado e dizer
Vou contigo doce amigo
Nada é melhor nem maior que viver nesse amor

Se mundo sem rumo eu andar
Procurando os caminhos do coração
A teus pés vou achar meu lugar
Tua luz há de ser minha direção

* Em vários sites que listam ateus influentes, o nome de Mark Zuckerberg é citado. No perfil dele no Facebook, ele colocou como perfil religioso a opção "ateu". Daí, ele é considerado um dos ateus mais influentes do mundo.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sobre minha ida ao campo missionário, no interior

Tive o privilégio de estar com dois irmãos em Cristo, o missionário Eduardo e sua esposa, a Rejane, no campo missionário onde eles atuam, em Pirituba, bairro de Vitória de Santo Antão. É um local simples, pacato, mas cheio de pessoas simpáticas e que são muito receptivas. Foi uma ótima experiência, pois pude aprender diversas coisas, que vou compartilhar com vocês abaixo.
1º) Os campos estão brancos: Veja o que está escrito em João 4.35:
 "Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa."
Cristo disse aos discípulos, saindo de Samaria, que os campos estavam brancos para a ceifa, ou seja, que as oportunidades estão visíveis para se falar de Cristo e do seu amor. Os discípulos estavam preocupados em satisfazer a fome do seu Mestre, com comida física, terrena, quando o próprio Cristo afirma, antes de relatar a situação dos campos, que a sua comida é fazer a vontade do Pai, a sua obra. Foi o que Jesus havia começado a fazer, conversando com a mulher samaritana, quebrando paradigmas e levando a verdade para aquela mulher, aquela parte do campo branco. Samaria é um exemplo de um local próprio para se falar da verdade do Evangelho.
Lá em Pirituba, há muitas pessoas que precisam de Cristo. Isso é visível naquele bairro. Pessoas que vivem um dia após o outro, que passam na porta da congregação e olham, mostrando ter sede ou ao menos curiosidade de saber do que se trata. Pessoas que são capazes de entender que suas vidas não tem sentido sem Cristo, e que elas estão andando no sentido do inferno. Creio que isso não é´uma realidade apenas no interior, mas ao nosso redor. Pessoas que precisam ver Cristo em nossas vidas, e que estão prontas e brancas para serem ceifadas.

2º) Poucos são os ceifeiros: em outra ocasião, Cristo fala aos seus discípulos:
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.” (Mateus 9.37)
Isso é uma realidade vista em Pirituba. É uma seara realmente grande, mas vejo uma dificuldade extrema para os irmãos daquela região, e para o próprio Eduardo e a Rejane, pois são poucos os que trabalham verdadeiramente naquele local, não porque os outros não querem, mas porque tem poucos ceifeiros. Tive a oportunidade de levar uma reflexão para os poucos ceifeiros da congregação de Pirituba, e falei sobre o crescimento da igreja. Pude perceber o enorme interesse dos que estavam presentes em fazer a igreja crescer, e sei que eles farão todo o possível para que a igreja de Cristo cresça naquela região. Mas fico triste, ao ver tão poucas pessoas envolvidas no trabalho de evangelização. Não falo de participar das saídas de domingo à tarde para entregar folhetos, mas de falar verdadeiramente de Cristo e da mudança que Ele fez e faz em nossas vidas. Não precisamos ser missionários para evangelizarmos; precisamos ser sábios (ver Provérbios 11.30).

3º) Precisamos orar a Deus pedindo ajuda: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.” (Lucas 10.2b). Como os campos precisam de pessoas com coragem, com amor às almas e com a presença de Cristo em nossas vidas! Que nós oremos ao Pai, em nome do Filho, para que o Espírito Santo derrame o amor santo de Deus em nossos corações! Que nós venhamos nos conscientizar de que temos de ser a imagem de Cristo em nosso viver! Que a nossa oração seja: Senhor, que Tu mandes obreiros para a seara, e, acima de tudo que eu seja um obreiro na seara ao meu redor, na seara da minha casa, dos meus amigos, das pessoas que convivo.
Basicamente, essas foram as conclusões que eu tirei da minha visita à Pirituba. Ali é mais um dos muitíssimos locais onde o Evangelho precisa e deve ser propagado. Sei que Deus abençoará aquele local, e minha oração é que o Deus da paz seja com eles (ver Filipenses 4.9). Lembrem-se: Um coração sem Cristo é um campo missionário, um coração com Cristo é um missionário. Seus corações tem Cristo? Então evangelizem, e se for preciso, usem palavras!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ICHTUS: o peixinho dos cristãos


Ao andar pela rua é comum ver nos carros o adesivo de um peixinho, como a da foto abaixo



Alguns desses adesivos com o nome de Jesus escrito dentro. Mas quando pergunto se conhecem o significado a maioria desconhece. Afirmando apenas que é um símbolo cristão e relacionam diretamente com a passagem da multiplicação de pães e peixes, no qual Jesus alimentou uma multidão. Embora exista uma frequencia de citações sobre peixe, tanto na Bíblia, quanto nos Pais da Igreja, o real significado não se encontra na Bíblia, mas em registros históricos antigos.
Existem três explicações, que eu conheça pelo menos, sobre este desenho. Seria possível que estas três explicações seja verdadeiras, pois não se excluem.

1) A primeira explicação e mais comum é que PEIXE em grego é ICHTHUS. Abaixo, uma figura do peixe com a inscrição grega ICHTHUS (peixe).

ICHTUS, além de significar "peixe", trata-se de um acróstico, onde cada letra de I.CH.TH.U.S. corresponde a outra palavra grega, formando a frase que se encontra acima do desenho do peixinho. Transliterando seria algo como IESUS CHRISTOS THEOS UIOS SOTER.


Iesus
CHristos
THeos
Uios
Soter

A tradução dessa frase grega seria: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

Tudo bem, e qual a razão disso? Vamos para a segunda parte da explicação.

2) Como os cristãos primitivos eram perseguidos, as suas reuniões se davam em locais secretos. E como saber onde seria a reunião? As reuniões não podiam ser em templos, portanto eram realizadas nas casas, catacumbas ou cavernas. E mesmo assim as reuniões não poderiam ser muitos frequentes em um mesmo lugar, para se evitar chamar atenção. Então a forma de marcarem um lugar para a reunião era desenhando este peixinho nos chãos ou paredes indicando para onde deveriam ir, usadas como setas sinalizadoras, ou onde se daria o encontro. Seria um símbolo conhecido somente pelos cristãos.

3) Outra explicação, também plausível, é de que para os cristãos se identificarem, um deles desenhava um arco no chão, com o dedo ou um pedaço de pau. Se a outra pessoa também fosse cristã, desenharia o outro arco, formando assim o peixe. E repetindo o que já foi dito, esta atitude era em função da perseguição que os cristãos sofriam naquela época e região.