quinta-feira, 1 de julho de 2010

O homem SONHA e Deus REALIZA!!!!!!!

Estava eu, indo para casa, após um dia cansativo (pra mim, aliás, todos os dias são cansativos!), no final da tarde, na BR-101, esperando o ônibus, quando um carro em especial me chamou a atenção. Não porque tinha alguém conhecido, ou porque parou e o motorista me deu carona, mas porque no vidro frontal do carro havia escrita a frase de título desta postagem: "O homem sonha e Deus realiza!". Quando eu parei pra pensar nessa frase, vi que existe muita gente que acredita que é assim que acontece. Mas não é.
Fazendo uma análise do perfil do dono do carro a partir da frase, ele pode ser: 1) alguém que não é cristão, mas acredita que Deus existe, e acredita que Deus o abençoou com um carro por merecimento (o fato de ele ser "uma pessoa boa", ajudar os pobres, gostar de todo mundo, não mentir, nem roubar, nem matar, nem trair a esposa,enfim, para ele as boas obras são o que agrada a Deus - aquele lema de infância: quem é bom vai pro céu!); 2) uma pessoa que vai à igreja, mas que ainda não teve um encontro com Jesus e por isso, acredita em Deus do mesmo modo que as pessoas do mundo acreditam; 3) um cristão de verdade, mas que não zela pela palavra de Deus, a ponto de se deixar levar por ventos de doutrina (ver Efésios 4:14).
O principal erro dessa "teoria" que, resumida nessa frase, representa um erro grave e sutil, é que Deus faz a vontade do homem. Vamos analisar biblicamente e comprovar se isso é ou não verdade.

1) Deus não se sujeita à vontade do homem - se dizemos que Deus é soberano, isso quer dizer que Ele governa tudo e todos. Se Ele governa tudo e todos, por que se sujeitaria, ou seria obrigado, a fazer a nossa vontade? Se Ele nos salvou, é para a glória Dele, não para nossa glória! Veja o que Paulo diz aos Colossenses: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." (1.16). Responda a si mesmo: em sã consciência, como é que Deus, que criou TUDO, poderia fazer o papel de "empregado" dos homens? Você poderia me dar um argumento, e usar até versículos para refutar esse argumento: "Ah, mas, a Palavra não diz: 'E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis' (Mt 21.22), e 'Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.' (Mt 7.7,8)? Eu responderia: "Sim, sem dúvida. Mas João também diz: 'E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.' (I João 5.14), e você se lembra da oração de Jesus no Getsêmani? 'Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.' (Lc 22.42)? Já pensou se Deus acatasse a vontade do próprio Cristo?". Eu não quero dizer que Deus não faz ou não pode realizar nossos sonhos, desejos e planos, mas não é porque queremos que Ele faz algo por nós, mas porque Ele quer e porque Ele age de acordo com as promessas que Ele nos fez.

2) O amor de Deus e a nossa fé se unem a favor dos nossos pedidos, mas não acima de Sua vontade - "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4.7,8). Veja que o propósito e a motivação principal é a paz de Deus, que guardará os nossos corações! Não importa se Deus fará ou não o que eu peço. Eu não tenho que ter fé que Ele fará, mas devo acreditar que Ele pode fazer, e é aí que eu depositarei minha esperança e confiança! Se for da vontade Dele, o que pedirmos será feito! E Ele fará não por obrigação, mas porque nos ama!!! A paz inigualável que nos é concedida é mais do que suficiente para nos fazer caminhar. Se Deus não fez o que eu pedi, não tem problema: Deus sabe o que é melhor para mim!!!!!!!!!!

3) O caráter da vontade de Deus - o texto de Romanos 12.2 nos revela que a vontade de Deus tem três principais características:
a) ela é boa, ou seja, não nos remete mal algum;
b) ela é perfeita, ou seja, nunca será falha em algum ponto, e;
c) ela é agradável, ou seja, não trará incômodo ou inquietação. Como assim, não traz inquietação? E quando Deus não faz aquilo que eu tanto queria, eu não me inquietar é bastante difícil, não é?

Mas note o versículo todo:

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

Para que experimentemos a vontade de Deus, não podemos nos conformar com este mundo, e buscar tomar uma atitude de renovação de mente. Se ficarmos com o pensamento comum de que o homem sonha, e Deus realiza, nós nos decepcionaremos, pois quando Deus não fizer, para o nosso bem, aquilo que tanto pedimos, acharemos que tem alguma coisa errada conosco, algum pecado, alguma área em que estamos falhando... O que há de errado é que conhecemos qualquer coisa, menos o Deus verdadeiro! A mudança de mente trará um conhecimento mais profundo de Cristo e de Sua vontade! Mergulhe profundamente no conhecimento de Deus, e não se agarre ao que Deus te dá ou faz por você, e sim no que Ele é e no Seu caráter! Só assim, teremos a convicção de que a vontade de Deus é verdadeiramente boa, perfeita e agradável!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário